A Copa do Mundo de vôlei masculino é uma competição realizada pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB) desde 1965. O torneio reúne as principais seleções do mundo, compondo o calendário pré-olímpico da modalidade.

Na edição de 2019, realizada no Japão, 12 equipes competiram durante três semanas. Os jogos aconteceram em cinco cidades distintas, com um total de 36 partidas disputadas.

A seleção brasileira chegou à Copa do Mundo como a grande favorita. Comandado pelo técnico Renan Dal Zotto, o time contava com craques como Lucarelli, Leal, Wallace e o líbero Thales.

No entanto, o Brasil sofreu uma derrota logo na estreia, para o time dos Estados Unidos. A partir daí, a equipe teve altos e baixos, vencendo algumas partidas tranquilamente e perdendo outras de forma surpreendente.

Ao final do torneio, a classificação final ficou da seguinte forma:

1. Polônia

2. Brasil

3. Estados Unidos

4. Rússia

5. Argentina

6. Irã

7. Itália

8. Japão

9. Austrália

10. Egito

11. Tunísia

12. Canadá

A Polônia, atual campeã mundial de vôlei, foi a grande vencedora da Copa do Mundo de 2019. A equipe comandada por Vital Heynen fez um excelente torneio, vencendo 11 dos 12 jogos disputados. O destaque do time foi o oposto Wilfredo León, eleito o melhor jogador da competição.

O Brasil ficou com a segunda colocação, com nove vitórias e três derrotas. Apesar do revés na estreia, o time se recuperou e chegou a liderar a tabela em alguns momentos. O ponteiro Yoandy Leal foi eleito o melhor atacante do torneio.

Os Estados Unidos completaram o pódio, com o terceiro lugar. A equipe dirigida por John Speraw teve uma campanha consistente, com oito vitórias e quatro derrotas. O oposto Matt Anderson foi o grande destaque americano, eleito o melhor sacador da competição.

Além dos três primeiros colocados, outras equipes tiveram bons momentos durante a Copa do Mundo. A Rússia, por exemplo, venceu sete jogos e alcançou o quarto lugar. A Argentina, por sua vez, teve uma campanha surpreendente, com seis vitórias e seis derrotas.

Outro destaque foi a seleção anfitriã, o Japão. Apesar de ter ficado na oitava colocação, o time dirigido por Yuichi Nakagaichi fez bonito em casa e deu trabalho aos adversários. O ponteiro Yūki Ishikawa foi eleito o melhor passador do torneio.

Em resumo, a Copa do Mundo de vôlei masculino teve momentos de emoção e surpresa. A Polônia mostrou sua força e confirmou o favoritismo, enquanto o Brasil mostrou raça e vontade de chegar ao título. Os Estados Unidos, por sua vez, provaram que são uma equipe sempre perigosa. O torneio encerrou mais uma temporada de sucesso para o vôlei mundial, deixando a expectativa para as próximas competições.